A história de Camaçari começa em 1558, onde nas suas terras os padres jesuítas criam a Aldeia do Divino Espírito Santo. Estas terras eram propriedades do desembargador Tomaz Garcez Paranhos Montenegro (que leva seu título e sobrenome na principal praça da Cidade, onde também se localiza a Igreja Catedral).
Em 1624, essa aldeia teve participação e fundamental importância na expulsão dos holandeses que invadiram a Bahia.
Em 28 de setembro 1758, Marquês de Pombal expulsa os jesuítas e emancipa a região, agora declarada como "Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo". A vila foi extinta em 1846 e passou a fazer parte do município de Mata de São João (onde encontraremos também a Casa da Torre, que será explicada nas próximas postagens).
Foi em 1938 que Camaçari ganhou seu atual nome e se constituía dos distritos de Abrantes, Monte Gordo, Parafuso e Dias D'ávila, sendo este último emancipado em 1985. O Santo padroeiro da Cidade é São Thomaz de Cantuária.
O nome Camaçari vem de "Camassary" ou "Kamassary" (origem tupi-guarani), significa "a árvore que chora". A árvore típica dessa região era conhecida por suas folhas cobertas de gotículas.
Pouco antes, em 1978, o Pólo Petroquímico começou a operar na cidade, intervindo na economia e gerando empregos. É o maior complexo industrial do Hemisfério Sul e o primeiro complexo petroquímico planejado do país. Em 2001, com a chegada da FORD, a economia da cidade se concentrou na sede e esta cresceu seus territórios e aumentou sua população rapidamente.
Atualmente, Camaçari é a quarta cidade mais populosa da Bahia e a segunda da Região Metropolitana de Salvador, possui cerca de 296.893 habitantes. Abriga duas Universidades (uma pública e outra privada), tem como ponto turístico forte a orla marítima, conhecida pela beleza de suas praias e é reconhecida pelo investimento na Cultura a partir da fundação do complexo "Cidade do Saber".
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSensacional, Camaçari é uma cidade linda, e de muitas qualidades, as pessoas deveriam conhecer mais!
ResponderExcluirBom saber um pouco da história de Camaçari, poucas pessoas sabem, e saber também que não é só feita de praias, boa pesquisa
ResponderExcluirÉ importante conhecer a história de Camaçari,saber que não se resume apenas ao pólo petroquímico e praias...além de perceber a relação direta com a cidade de Salvador. Parabéns pela pesquisa!
ResponderExcluirMuito importante saber um pouco da história de Camaçari, muito boa a pesquisa, parabéns!!
ResponderExcluirSuper interessante, amamos nossa cidade Camaçari!!
ResponderExcluirMuito interessante sua descriçāo sobre a cidade. Parabéns!!
ResponderExcluir